"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas...Continuarei a escrever" - Clarisse Lispector

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meu ideal seria escrever






Meu ideal seria escrever


Meu ideal seria escrever um texto quanto eu recebesse um sopro de inspiração, uma mensagem divina, um sinal maldito, ou qualquer outra idéia que viesse à cabeça num momento de insanidade. Mas temo dizer, caro leitor, isso é impossível, assim como é impossível eu criar asas e sair voando, por mais que eu devaneie sobre isso todos os dias.

O caso é o seguinte: eu tenho 15 anos. Por conseqüência, tenho de ir à escola, senão meus pais seriam julgados por não dar educação ao futuro do país. Futuro uma ova, os adolescentes de hoje em dia não tão nem ai pra nada... Mas voltando ao ponto principal, como vou à escola, tenho aulas de redação, e como tenho aulas de redação, temo dizer que tenho de conviver com as propostas de textos mais esdrúxulas que um ser humano pode criar.

Como uma proposta estúpida feita no ano passado, descreva seu lugar favorito. Tá na cara que não é na escola. É obvio que as redações seriam na balada, na Lan-House, no meu quarto onde meus pais não me enchem, ou em alguns casos, naquela esquina com meus manos... Não podiam dar uma proposta com resultados menos previsíveis?

Outro exemplo são aquelas que SEMPRE aparecem nos vestibulares. Disserte sobre o aborto/eutanásia. Por que nos mandam dissertar sobre uma coisa que NINGUEM tem opinião formada? Chego à conclusão de que todo professor é sádico (à minha querida professora que vai ler isso, não é nada pessoal, só estou expondo os fatos).

Um dia abri a apostila, empolgadíssima, doida pra escrever algo. Olhei o tema. Passei o resto do dia de mau humor. Outro dia, fale sobre traição. A perspectiva era tão ruim que depois de escrever sentia que tinham dois chifres brotando da minha testa. Crie uma narração usando o personagem dado. O personagem não é meu, quem o criou é que devia escrever a historia. Os meus personagens são mais interessantes, prefiro escrever sobre eles, obrigada.

E ainda tem as clássicas. Fale sobre o aquecimento global, sobre tecnologia, relação aluno/professor, a juventude de hoje, destruição da mata atlântica, e por ai vai. Redações com esses temas pingam na internet, revistas, jornais, e tudo quanto é mídia. Por mais que você tente ser criativo e inovador, os textos sempre parecerão repetitivos, comuns, com aquela impressão de eu acho que já li isso antes...

Quem me dera receber propostas empolgantes, que ao ler fizessem explodir milhões de idéias na minha cabecinha obliqua e limitada... Parece que estou sonhando de novo. Melhor desistir de uma vez...

Um comentário: